quinta-feira, 13 de maio de 2010

Dinâmica de Grupo: E agora?

Muitos candidatos fazem esta pergunta quando são convocados para participar de uma dinâmica de grupo durante uma seleção de emprego. Essa insegurança se dá a própria essência desta etapa de seleção: o trabalho em grupo e também a incerteza do que está sendo buscado e avaliado pelo profissional de RH durante a dinâmica de grupo, Na dinâmica pode-se avaliar determinadas competências e habilidades, a capacidade de relacionamento interpessoal e a capacidade de trabalho em grupo. Com tudo isto o profissional de RH está buscando pessoas com o perfil adequado para ocupar a vaga em questão , ou seja, não é se o candidato é bom ou mau, é se ele possui o perfil adequado .
Uma dinâmica de grupo costuma constituir-se e três fases:

- Apresentação da empresa: nesta fase o profissional de RH fala sobre a empresa e também sobre a vaga.

- Apresentação dos candidatos: os candidatos se apresentam, falam sobre sua formação, experiência profissional e também sobre o que é esperado da empresa, que ele está concorrendo a vaga. É uma atividade quebra-gelo, não faz parte da avaliação.
- Resolução do case: é apresentada numa situação (case) aos candidatos, que juntos devem propor soluções para a mesma.

Não existe nenhuma fórmula mágica para ser aprovado em uma dinâmica de grupo, ( afinal é tudo uma questão de perfil), porém algumas dicas podem ser de grande ajuda:
- Estude sobre a empresa: conheça o máximo que puder sobre a empresa, seus valores, visão e missão. Veja se você se identifica com os valores da empresa e se acredita em sua visão, isso já será um ótimo passo; afinal a empresa está buscando profissionais que compartilhe dos mesmos valores que ela( um dos requisitos do perfil buscado). Quanto mais você souber da empresa , melhor você se sairá na resolução do casse, pois o case , costuma ter a ver com a área de atuação da empresa.

- Fale, mas deixem os outros falarem! Mais do que falar é saber ouvir. Expresse suas opiniões, porém deixe espaço para que as outras pessoas também opinem. Lembrem-se que um líder precisa compartilhar idéias e reunir esforços para a realização de uma tarefa!

- Não tenha medo de elogiar: isso não fará com que o profissional de RH ache que o outro é melhor do que você.

-Saiba discordar: não crie um verdadeiro desentendimento, mantenha suas opiniões, mais saiba perder, afinal o grupo é mais importante e não você!

- Não faça tipo: Seja você mesmo! Os profissionais de Rh identificam aqueles candidatos que estão fazendo tipo e mesmo que o candidato consiga “ passar despercebido” e for aprovado poderá não atender as expectativas da empresa, pois não é o mais adequado a vaga, pois não
Conseguirá fingir o tempo inteiro. Lembre-se que a empresa também não atenderá às suas expectativas, pois ela também não será a mais adequada para você!

- Vista-se adequadamente: escolha uma roupa condizente com a situação, procure saber quais são os trajes utilizados pelos profissionais da empresa e vista-se de acordo.

Não são somente os candidatos que precisam estar atentos durante uma dinâmica de grupo, os profissionais de RH também precisam estar!

-Explique: é muito importante que o selecionador explique ao máximo os objetivos da dinâmica, isto diminuirá as expectativas e inseguranças dos candidatos, isto os aproximará do profissional e da empresa e tornará ao ambiente mais propício para o início da atividade.

-Dê espaço ao candidato: durante a atividade , abra espaço para os candidatos se expressarem, isto mostrará que a empresa quer ouvi-los e isso fará com que se conheça melhor o candidato!

-Novamente, explique! Explique ao máximo quase são os critérios utilizados pelo Rh para escolher os aprovados na dinâmica de grupo, isto mostrará respeito para com o candidato.
E não esqueça como em qualquer etapa de seleção forneça feedback positivo ou negativo. Os candidatos merecem respeito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário