quarta-feira, 26 de maio de 2010

Empreendedorismo - Expogestão 2010

Empreender

Quatro dias. Nove palestras com grandes nomes da área empresarial e econômica. A Expogestão 2010 acabou, mas as lições que os palestrantes deram para as 2,7 mil pessoas que passaram pelo Centreventos Cau Hansen, em Joinville, valem para todo mundo, desde o empreendedor de fundo de quintal até o presidente de uma grande multinacional.

São histórias que despontam de mercados diferentes. Bons exemplos como o da marca de cosméticos Natura, de Luiz Seabra, e da desenvolvedora de softwares Totvs, de Laércio Cosentino. Sucessos que podem ser explicados pela forma como os dois empresários brasileiros veem e administram seus negócios.

Assim como Cosentino acredita que “só o ensino não é capaz de gerar empreendedores, pois grande parte das conquistas depende da propriedade do indivíduo”, Seabra, que há 41 anos criou uma marca hoje líder no setor de cosméticos, vê o empreendedorismo como um talento nato.

– A vida nos mostra nossos dons e vocações. Temos que perceber os recados sem preconceitos, procurar conhecimento, ter coragem e aprender a lidar com o tempo. Não há razão para buscar algo inalcançável, se fazemos isso, nos afastamos de nós – afirma Seabra.

Laércio Cosentino acrescenta que o empreendedor moderno não pode ter um alvo fixo, mas sim um que mude constantemente.

Esta é a realidade, por exemplo, da classe média brasileira.

– Ela vive em um mundo mais incerto, sabe que precisa se virar, lutar pela sobrevivência, tentar subir na vida, e tem aspirações de consumo muito maiores – diz o cientista político Bolivar Lamounier.

Mas nem só de si defende o empreendedor. O economista norte-americano Edward Prescott, vencedor do Prêmio Nobel de Economia de 2004, diz que que o governo poderia reduzir impostos para estimular o crescimento.
Fonte: Diário Catarinense

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