sexta-feira, 4 de junho de 2010

Formação de Novos Líderes

Líderes são necessários para a continuidade das organizações pois são eles que organizam e gerenciam equipes, definem estratégias e metas e assim garantem a aplicação dessas. Líderes devem buscar novas pessoas para sucederem suas liderança. Melhor do que contratar líderes prontos são formar novos líderes dentro da própria empresa. As vantagens da formação de líderes são inúmeras, entre elas podemos citar:

- Inserção na cultura organizacional: essa com certeza é uma grande vantagem! O futuro líder já estará inserido na cultura da empresa. Adaptar-se e assimilar a cultura de uma empresa é sempre complicado, demanda tempo, principalmente, quando o profissional vem de outra empresa. O profissional formado “em casa” já assimilou a cultura da empresa anos atrás e por isso não corre o risco de não se adaptar, este profissional ainda tem valores e crenças bastante alinhados com os da organização.

- Conhecimento da área liderada: por mais que um líder recrutado “de fora” tenha experiência e conhecimento, ele não conhece a rotina , a operação , daquele setor e por mais que seja a mesma área, cada empresa, equipe, tem a sua forma distinta de trabalhar. E mais um ponto positivo para formar líderes é que esses profissionais, além do conhecimento da rotina da área, já possuem também afinidades e relacionamento com os demais profissionais da área, isto já faz com que ele saiba como será sua forma futura de liderança com aquela equipe, além de que sua liderança será mais bem aceita pelo fato de ele não ser um estranho!

- Contato com a liderança antecessora: é muito importante que o futuro líder tenha contato com seu antecessor, pois poderá absorver muito da experiência dele. O líder será como um tutor para as futuras lideranças.

-Conhecimento da empresa como um todo: na maioria dos programas de formação de novos líderes, os profissionais passam por várias áreas da empresa, conhecendo todas as áreas, isso facilitará seu entendimento sobre a empresa , a sua área e função. Dessa forma a tomada de decisão será facilitada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário