sexta-feira, 4 de junho de 2010

Os Micos dos Selecionadores

Da mesma forma que existem determinadas atitudes que “não pegam” bem para os candidatos, existem aquelas que “pegam” ainda pior para os selecionadores. E mais, hoje , em dia não é só o profissional de Rh que participa de um processo de seleção , executivos e até mesmo os presidentes das empresas também, ou seja, toda a organização está envolvida. Por isso é necessário estar sempre atento e respeitoso a ética! Afinal, a boa imagem de uma empresa também é construída através de seu Rh! Aqui estão algumas situações que realmente não devem acontecer:

- Deixar os candidatos esperando em pé ou no sol e chuva: infelizmente isso existe até hoje! Imagine após uma hora, esperando em pé em condições climáticas adversas? O candidato estará exausto e pior, o que ele estará pensando sobre a empresa? No mínimo, ele estará se sentindo desrespeitado! E na hora da entrevista? Ele vai estar confortável ou com disposição após a espera? Provavelmente, não! È muito importante se organizar e preparar uma sala de espera confortável para os candidatos.

- Não conhecer o currículo do candidato: isso atrapalhará totalmente a condução da entrevista, pois o profissional ou Rh não conhecendo o currículo do entrevistado, fatalmente não conseguirá extrair informações pertinentes sobre a experiência/formação do candidato. Além disso, também demonstrará falta de preparo e consideração com o candidato que espera fornecer informações adicionais sobre seu currículo e não descrevê-lo para o entrevistador!

- Fazer perguntas pessoais: algumas informações pessoais que realmente são necessárias se obter, mas existem outras que “nada tem a ver” e o candidato pode sentir que a sua privacidade está sendo invadida e consequentemente desrespeitada!

- Não fornecer feedback: este, com certeza é um dos maiores micos! É muito importante deixar o candidato ciente se foi aprovado ou não! Durante as etapas de seleção, informe quando será enviado o feedback sobre a etapa em questão e o período em que será realizada a próxima etapa, para que os candidatos não fiquem ansiosos e possam se programar e se preparar. Por exemplo: se foi dito para os candidatos aprovados que haverá um contato em 15 dias para agendar uma DG, más só será possível agendar em 30 dias, informe o candidato, pois caso contrário, o candidato poderá pensar que foi desclassificado do processo e poderá não mais estar disponível para participar da seleção.

- Atrair o candidato para um processo de seleção e depois ofereça um cargo e salário inferior aquele que foi oferecido anteriormente: Com certeza, é falta de ética e provavelmente o candidato não aceitará!

-Aprovar currículos que não atendam aos pré-requisitos do cargo: esse mico é comum! Muitos candidatos são aprovados na triagem de currículos e após participarem de várias etapas ou de uma seleção não são aprovados pó que seus currículos não atendiam algum pré-requisito. Por exemplo: o candidato pode ser ótimo, mas se o cargo exige formação específica em administração de empresas, e ele não tem essa formação, eles ser desclassificado por isto. Pré-requisito deve ser visualizado na triagem de currículos!

Formação de Novos Líderes

Líderes são necessários para a continuidade das organizações pois são eles que organizam e gerenciam equipes, definem estratégias e metas e assim garantem a aplicação dessas. Líderes devem buscar novas pessoas para sucederem suas liderança. Melhor do que contratar líderes prontos são formar novos líderes dentro da própria empresa. As vantagens da formação de líderes são inúmeras, entre elas podemos citar:

- Inserção na cultura organizacional: essa com certeza é uma grande vantagem! O futuro líder já estará inserido na cultura da empresa. Adaptar-se e assimilar a cultura de uma empresa é sempre complicado, demanda tempo, principalmente, quando o profissional vem de outra empresa. O profissional formado “em casa” já assimilou a cultura da empresa anos atrás e por isso não corre o risco de não se adaptar, este profissional ainda tem valores e crenças bastante alinhados com os da organização.

- Conhecimento da área liderada: por mais que um líder recrutado “de fora” tenha experiência e conhecimento, ele não conhece a rotina , a operação , daquele setor e por mais que seja a mesma área, cada empresa, equipe, tem a sua forma distinta de trabalhar. E mais um ponto positivo para formar líderes é que esses profissionais, além do conhecimento da rotina da área, já possuem também afinidades e relacionamento com os demais profissionais da área, isto já faz com que ele saiba como será sua forma futura de liderança com aquela equipe, além de que sua liderança será mais bem aceita pelo fato de ele não ser um estranho!

- Contato com a liderança antecessora: é muito importante que o futuro líder tenha contato com seu antecessor, pois poderá absorver muito da experiência dele. O líder será como um tutor para as futuras lideranças.

-Conhecimento da empresa como um todo: na maioria dos programas de formação de novos líderes, os profissionais passam por várias áreas da empresa, conhecendo todas as áreas, isso facilitará seu entendimento sobre a empresa , a sua área e função. Dessa forma a tomada de decisão será facilitada.