sexta-feira, 4 de junho de 2010

Os Micos dos Selecionadores

Da mesma forma que existem determinadas atitudes que “não pegam” bem para os candidatos, existem aquelas que “pegam” ainda pior para os selecionadores. E mais, hoje , em dia não é só o profissional de Rh que participa de um processo de seleção , executivos e até mesmo os presidentes das empresas também, ou seja, toda a organização está envolvida. Por isso é necessário estar sempre atento e respeitoso a ética! Afinal, a boa imagem de uma empresa também é construída através de seu Rh! Aqui estão algumas situações que realmente não devem acontecer:

- Deixar os candidatos esperando em pé ou no sol e chuva: infelizmente isso existe até hoje! Imagine após uma hora, esperando em pé em condições climáticas adversas? O candidato estará exausto e pior, o que ele estará pensando sobre a empresa? No mínimo, ele estará se sentindo desrespeitado! E na hora da entrevista? Ele vai estar confortável ou com disposição após a espera? Provavelmente, não! È muito importante se organizar e preparar uma sala de espera confortável para os candidatos.

- Não conhecer o currículo do candidato: isso atrapalhará totalmente a condução da entrevista, pois o profissional ou Rh não conhecendo o currículo do entrevistado, fatalmente não conseguirá extrair informações pertinentes sobre a experiência/formação do candidato. Além disso, também demonstrará falta de preparo e consideração com o candidato que espera fornecer informações adicionais sobre seu currículo e não descrevê-lo para o entrevistador!

- Fazer perguntas pessoais: algumas informações pessoais que realmente são necessárias se obter, mas existem outras que “nada tem a ver” e o candidato pode sentir que a sua privacidade está sendo invadida e consequentemente desrespeitada!

- Não fornecer feedback: este, com certeza é um dos maiores micos! É muito importante deixar o candidato ciente se foi aprovado ou não! Durante as etapas de seleção, informe quando será enviado o feedback sobre a etapa em questão e o período em que será realizada a próxima etapa, para que os candidatos não fiquem ansiosos e possam se programar e se preparar. Por exemplo: se foi dito para os candidatos aprovados que haverá um contato em 15 dias para agendar uma DG, más só será possível agendar em 30 dias, informe o candidato, pois caso contrário, o candidato poderá pensar que foi desclassificado do processo e poderá não mais estar disponível para participar da seleção.

- Atrair o candidato para um processo de seleção e depois ofereça um cargo e salário inferior aquele que foi oferecido anteriormente: Com certeza, é falta de ética e provavelmente o candidato não aceitará!

-Aprovar currículos que não atendam aos pré-requisitos do cargo: esse mico é comum! Muitos candidatos são aprovados na triagem de currículos e após participarem de várias etapas ou de uma seleção não são aprovados pó que seus currículos não atendiam algum pré-requisito. Por exemplo: o candidato pode ser ótimo, mas se o cargo exige formação específica em administração de empresas, e ele não tem essa formação, eles ser desclassificado por isto. Pré-requisito deve ser visualizado na triagem de currículos!

Um comentário:

  1. Fernanda, infelizmente, temos notado que os Gerentes e Diretores de RH, estão muito envolvidos com a burocracia em geral, e, não prestam a atenção na sua equipe de recrutamento e seleção, que muitas vezes não são capacitados para uma função tão importante.

    ResponderExcluir